28 de outubro de 2017

O adulto, de Gillian Flynn

Sinopse: Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
 Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
 No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burkes, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisadx.

 Opinião: Esse foi meu primeiro contato com Gillian Flynn (sim, ainda não li Garota Exemplar, mesmo o tendo há um bom tempo já), e já quero ler tudo dessa autora incrível, porque esse conto me conquistou completamente. Não lembro se o nome da jovem que está contanto a história é mencionado durante o conto, mas isso não atrapalha nossa pseudo-resenha.
 A jovem começa a história contando o que faz da vida (proibido para menores, por isso não colocarei aqui), e aos poucos vai relembrando fatos de sua vida, desde pequena e sua rotina de pedir esmolas com a mãe, até ingressar na faculdade, para depois largar tudo e começar a trabalhar com coisas não aceitas pela nossa sociedade (Flynn consegue construir essa personagem em tão poucas páginas). É nesse momento, quando a jovem começa a ser vidente, trabalhando no mesmo lugar, que conhece Susan, uma mulher da classe alta que vive com seu filho e enteado em um solar, já que o marido vive viajando a trabalho, segundo nos é apresentado. Susan, essa mulher desesperada, convence a jovem de que sua casa está fazendo mal ao seu enteado, e que ele está muito diferente, mais agressivo, mais sombrio, fazendo, assim, a jovem ir até sua casa para fazer uma "limpeza espiritual" na mesma. A jovem aceita o emprego e começa logo, contudo algumas coisas ficam mais sinistras com o passar do tempo, e o enteado fica ameaçando-a quase o tempo todo.
 Vou parar por aqui senão conto o conto todo, e não quero fazer isso. Mas as explicações que Flynn nos dá no decorrer da leitura até o desfecho da história são incríveis. Ela dá um nó em nossas cabeças de um jeito que você tem que ler mais de uma vez algumas passagens finais para conseguir compreender, pelo menos um pouco, a história. Sou meio arriscado falar de livros assim (thriller) porque nunca descubro o final, e sempre fico muito surpreso com o mesmo. Esse conto caiu muito bem para o mês do horror, porque ele deu um medinho em algumas passagens, não vou mentir, ainda mais porque o li antes de dormir.
 Se esse conto fosse um livro talvez não seria tão bem construído, como algumas pessoas falam de Garota Exemplar, que é um livro maçante em muitas passagens. Enfim, Flynn fez um conto digno de George R.R. Martin, uma vez que o mesmo foi pedido pelo último para compôr uma antologia de contos, e não é lá pouca coisa se falarmos de Martin, não é mesmo?!

 Se você gostou de O adulto, pode gostar também de:
 A mulher de preto, de Susan Hill;
 Coisas Frágeis I, de Neil Gaiman;
 Deixa Ela Entrar, de John Ajvide Lindqvist;
 O Pacto (Horns), de Joe Hill.

 Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário