8 de março de 2015

Sob a redoma, de Stephen King

 Sinopse: Em um dia como outro qualquer em Chester's Mill, no Maine. Subitamente, a cidade é isolada do resto do mundo por um campo de força invisível. Aviões explodem quando tentam atravessá-lo e pessoas trabalhando em cidades vizinhas são separadas de suas famílias. Ninguém consegue entender o que é esta barreira, de onde ela veio e quando - ou se - ela irá desaparecer.
 Dale Barbara, veterano da guerra do Iraque, se une a um grupo de moradores da cidade para manter a situação sob controle. A força de oposição é representada por Big Jim Rennie, um político que está disposto a tudo - até matar - para continuar no poder, e seu filho, que guarda a sete chaves um horrível segredo.
 Mas essa não é a única preocupação dos habitantes. O isolamento expõe os medos e as ambições de cada um, até os sentimentos mais reprimidos. Assim, enquanto correm contra o pouco tempo que têm para descobrir a origem da redoma e uma forma de desfazê-la, ainda terão de combater a crueldade humana em sua forma mais primitiva. Sob a redoma é um thriller arrebatador e uma inquietante reflexão sobre nossa própria potencialidade para o bem e o mal.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, do livro e da série, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisad@.

 Opinião: Demorou, mas finalmente saiu a minha opinião sobre Sob a redoma, esse livro incrível. Também foi com o presente livro que bati "oficialmente" o meu recorde de livro lido mais rápido: foram 5 dias lendo esse calhamaço de 954 páginas. Toda tarde eu sentava na mesa por volta das 14h e só saia depois das 19h, não via o tempo passar. Fazia tempo que isso não acontecia com um livro que leio, e bota tempo nisso. Como o próprio New York Times disse: "Apurado e vigoroso desde o início. (...) Difícil de deixar de lado.". E realmente é difícil, só parava de ler para fazer as necessidades que todo humano tem: comer, ir ao banheiro, dormir; e como em janeiro eu comecei a trabalhar... Enfim, um livro que não encontro palavras para descrevê-lo devido à sua grandiosidade. Devido à sua leitura fácil e rápida, não perdi detalhes importantes ao longo da leitura, e não me arrependo de lê-lo tão rápido, mas você sempre quer saber o que vai acontecer ao virar a próxima página: quem morre e quem vive. Tentarei não prolongar muito a minha opinião em relação aos personagens principais, mas será um pouco difícil. Também falarei da relação livro-série quando for importante falar de ambos e tal ato estará em colchetes.
 O livro começa com um avião e uma marmota, onde entramos na cabeça da marmota e vemos o que ela está pensando. Isso mesmo que você leu: entramos na consciência da marmota. Assim, King já tinha me conquistado com a leitura. É aí que a misteriosa redoma surge e divide ao meio a marmota e faz explodir o avião quando o mesmo bate em sua parede invisível. No solo, junto à marmota, está Dale "Barbie" Barbara, um veterano da guerra do Iraque que "vê" a redoma surgir e matar a marmota e as pessoas do avião [na série ele é um matador de aluguel/recebedor das dívidas dos outros, não sei bem como colocar isso, que está na cidade para receber do marido de Julia Shumway um empréstimo]. Logo após a redoma surgir, mas ao mesmo tempo, vemos Junior, filho de Big Jim Rennie, e Angie na pequena parte que cabe aos dois. Junior vai até a casa de Angie para "conversar" com ela sobre o que aconteceu na noite anterior em que ele e outros amigos bateram e apanharam de Barbie. Mas as coisas dão errado e Junior fazendo uma coisa muito séria [na série eles começam bem, mas com o surgimento da redoma, Junior aprisiona Angie na abrigo anti-nuclear da casa dele]. Depois disso temos as pessoas percebendo o surgimento da redoma e as coisas que ocorrem quando um evento de tais proporções causa em uma cidade pequena como Chester's Mill. É aí que vemos Big Jim Rennie, segundo vereador de Chester's Mill, e percebemos o quão calculista, perverso e vingativo ele é. Não falarei mais senão será spoiler, porque vale a pena ler esse livro.
 Todos os personagens são muito bem construídos, cada um possui uma personalidade única, o que torna o livro muito mais interessante. Comecemos por Barbie: algumas coisas já foram ditas acima, outras serão faladas a seguir. Barbie é um homem já na casa dos 30 anos que tenta esquecer os horrores que viveu em Fallujah, horrores esses que o atormentam toda noite. Ele é um homem bastante calmo para os horrores que viveu, o que conta para ele, porque senão Barbie estaria morto antes da metade do livro. Pelo motivo de já ter ido à guerra, Barbie resolve mudar para Chester's Mill, onde trabalha como cozinheiro em um restaurante da cidade. Mas a redoma vira seu mundo do avesso: uma carta do próprio presidente dos Estados Unidos da América o "obriga" a retomar ao exército e o promove à Coronel e, consequentemente, a pessoa no poder sob a redoma. Mas Big Jim não permitirá que isso ocorra.
 Big Jim Rennie, o segundo vereador, possui plenos poderes sobre a cidade (nas cidades pequenas dos EUA não existem prefeitos, só vereadores escolhidos pelo povo democraticamente), e não irá dar de bom grado a Barbie, mesmo que isso contradize o presidente dos EUA. Big Jim é um político corrupto e ganancioso, que nunca abrirá mão do poder. O que mais me interessou nele é que Big Jim faz tudo pensando que é para o "bem maior" da cidade, mesmo que alguns atos sejam ilegais, como matar, crias revoltas, etc. Com o surgimento da redoma ele percebe que poderá mandar na cidade como um "ditador", assim dizendo. E como um "bom" político, Big Jim também possui um negócio bem questionável nos arredores da cidade, em conjunto com outros personagens importantes da história, mas que não devo falar quais são. Para ter mais poder na cidade, Big Jim resolve nomear algumas pessoas como novos policiais, como seu filho Junior e sua "gangue", o que começa a gerar um problema [Big Jim é o personagem mais parecido com o da série, uma vez que na série ele fica, mesmo que raro, bom].
 Junior e cia não são flores que se cheire. Todos são violentos, agem sem pensar e possuem manias de grandeza, claro que cada um com suas intenções finais. Mas não ficarei preso nas personalidade de cada um, porque senão essa opinião nunca teria fim, rs. Junior já começa o livro "causando", e é o personagem que mais me assusta. Ele tem fortes dores de cabeça que o deixam meio irracional as vezes, como logo no começo; e também é muito inteligente, pena que essa inteligência é usada para a maldade, como as maquinações que faz para prejudicar Barbie e quem estiver no seu caminho, como Julia Shumway [Junior também é um personagem que não gostava muito na série, mas ao longo de duas temporadas ele foi crescendo no meu conceito].
 Julia Shumway é dona, editora e jornalista do jornal local O Democrata, mesmo ela sendo uma republicana. Ela odeia Big Jim, e sempre que pode publica algo o prejudicando. Ela ajuda, e muito, Barbie ao longo do livro, também porque ela é o primeiro contato que o Coronel Cox faz (Cox é um coronel do exército que está supervisionando os acontecimentos da redoma), e pede para ela encontrar com Barbie para o anúncio de que Barbie está retornando ao exército dos EUA. Vale ressaltar que Julia tem um cão, Horace, que é um dos melhores do livro. Julia fala o que pensa quando quer, o que acaba gerando alguns problemas para ela quando a redoma surge.
 Outros personagens que são importantes, mas que não darei muita ênfase neles devido ao tamanho que o post já está: uma das policiais que são contra Big Jim é Linda Everett, que ajuda muito Barbie e Julia. Ela é casada com Rusty, um médico local que se torna o chefe-médico do hospital devido ao corte de funcionários provocado pela redoma, e que também odeia Big Jim. O casal Everett tem duas filhas, as J's: Judy e Janelle. Uma delas, acho que é a mais nova, mas não lembro o nome, começa a ter convulsões depois que a redoma surge, e a cadela delas, Audrey, sente quando a mais nova terá convulsões. Essas convulsões são premonições sobre a redoma, que só fazem sentido quando as mesmas acontecem [na série, as convulsões ocorrem nos quatro adolescentes/jovens-adultos principais: Junior, Angie, Joe e Norrie]. Dois personagens não tão importantes assim, mas que sofrem as agressões de Junior e cia são Thurston Marshall, professor universitário, e Carolyn Sturges, estudante de pós-graduação, que estavam de passagem nos arredores da cidade quando a redoma surgiu. Com o hospital com falta de funcionários, Marshall acaba sendo um voluntário devido aos seus conhecimentos médicos, e Sturges vira babá de dois "redomórfãos", Alice e Aidan Appleton (Junior pode ser cruel, mas quando essas crianças crianças aparecem "abandonadas", ele é super amoroso e delicado com elas.
 Ficou enorme esse post, mas queria falar de tudo que acredito ser importante sobre os personagens que mais chamaram minha atenção. Como já disse, é um livro extenso com uma narrativa muito fluida dividida em POV's (Point-of-views, ou pontos-de-vistas na tradução literal), parecidos com os d'As Crônicas de Gelo e Fogo. Sob a redoma é um livro que todos deveriam ler por se tratar de um tema no mínimo interessante: a sobrevivência e a humanidade, ou não, em momentos de crises. Mesmo sendo uma ficção-científica (e acredito que livros que tratam deste tema são, em sua maioria, desse gênero), o livro nos mostra aonde a espécie humana chega em momentos de crise, onde a vontade de viver supera todos os "obstáculos", até mesmo do ato de matar. Enfim, Stephen King soube explorar todos esses assuntos de uma forma magistral, que poucos conseguem. O final, bem, esperava muito mais dele, fiquei um pouco incomodado com ele, mas a leitura como um todo, e a sensação de mal-estar que o livro causa são impressionantes, superaram o final. Leitura recomendada a todos. Vale a pena.
 Até mais.

 Se você gostou de Sob a redoma, pode gostar também de:
 Morte Súbita, de J.K. Rowling;
 Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago;
 Ressurreição, de Jason Mott (próximo post).

Nenhum comentário:

Postar um comentário