21 de agosto de 2014

Novas "Conquistas" - parte II das Férias e Especial Ernest Hemingway

 As próximas duas postagens sobre as Novas "Conquistas" das minhas férias serão dos livros do Ernest Hemingway que comprei com o novo layout da editora Bertrand Brasil em comemoração à 80ª edição de O Velho e o Mar. Não sei se vocês já reparam, mas eu estou comprando/lendo livros de ganhadores do Prêmio Nobel de Literatura, o motivo é que eu quero ler e dar minha avaliação sobre esses autores (escolhidos aleatórios) que foram laureados com o Nobel ao longo dos anos e também porque quero sair um pouco da minha zona de conforto de leitura (fantasia, fantasia-histórica, Y/A e infanto-juvenil). Antes de irmos para os livros, queria dizer que lerei, na medida do possível, os livros do Ernest na ordem quem foram escritos. Enfim, dei minha explicação, agora vamos aos três primeiros livros comprados.
 O primeiro livro que comprei do Ernest não foi O Velho e o Mar (livro que ainda não comprei por não achá-lo) e sim Por Quem os Sinos Dobram, o Magnum Opus de Hemingway. A história se passa durante três dias em plena Guerra Civil Espanhola, onde um americano se ligara à causa da legalidade na Espanha. Robert Jordan, integrante das Brigadas Internacionais, luta ao lado do governo democrático e republicano, recebendo a missão de dinamitar uma ponte. Com ele está Pilar, Pablo e Maria, com quem tem um romance que até hoje é considerado uma das mais inesquecíveis histórias de amor da literatura moderna. Estou com muita vontade de lê-lo, mas antes lerei O Sol Também se Levanta.
 Em O Sol Também se Levanta, Ernest nos mostra a destruição da Primeira Guerra Mundial em Paris, onde vivem norte-americanos e ingleses completamente frustrados. Entre eles, Jake Barnes, um jornalista com ferimentos de guerra; Lady Brett Ashley, jovem viúva inglesa; Robert Cohn, um escritor; Mike Campbell, playboy inglês; e Pedro Romero, toureiro espanhol; todos esses personagens interligados de sua maneira. Temas como solidão e a morte, preferidos do autor, são explorados de forma brilhante em uma escrita acelerada. Esse será o primeiro livro que lerei do Ernest, e será já no mês que vem.
 Aqui, Ernest explora de forma sentimental o amor, a morte e o choque com o mundo em que vive. Parece que esse livro se passa depois dos bombardeios da Segunda Guerra Mundial ao norte da Itália, onde o coronel Richard Cantwell, da Infantaria dos Estados Unidos da América, com cinquenta anos, retorna à Itália em uma busca do tempo. Nessa viagem simbólica à juventude, Richard se apaixona por uma bela mulher mais jovem. Não sei mais o que escrever sobre esse livro sem copiar a sinopse toda, rs. Parece ser um livro mais parado do Ernest pelo que eu percebi até agora, mas fiquei curioso para ler, mas ainda não possuo data para o mesmo.



 Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário