29 de julho de 2014

Novas "Conquistas" - Projeto Mais Leitura do Governo do Rio de Janeiro - parte V

 Finalmente a última parte dessa série, e a com mais livros, já que o tema desse post é diverso. Para ler os posts anteriores desta série, basta clicar aquiaqui, aqui e aqui. Peço desculpas pela qualidade de algumas imagens. Vamos aos livros porque será um post um pouco grande.
 Em Dicionário Amoroso da América Latina, Mario Vargas Llosa nos mostra sua paixão pela América Latina assumida em Paris a mais de meio século, e no qual continua fiel. Vargas Llosa apresenta não só a influência da literatura latina-americana no mundo, mas também o futebol, a paisagem, os escritores, a história, como também como ocorreu e como foi as ditaduras, a revolução, as linguagens populares, isso tudo pode meio de crônicas, resenhas, registro fúnebre e até ficção. O livro é mais uma consulta sobre a América Latina do que eu livro para ser lido na ordem, mas isso não impede de poder ser lido desta maneira. Preço: R$3,00.
 Eu não sei já falei alguma vez com vocês, mas eu sou fascinado por guerras, não no sentido de achar legal e tudo mais, mas sim o que motivou um país a entrar na guerra, o seu desenrolar e o seu término. Então, quando vi esse livro na prateleira o peguei na hora porque com certeza irei gostar. O livro é de 2001, o que leva a algumas informações estarem ultrapassadas, mas é só ler com um olhar crítico sobre o mesmo. Guerras contra a Europa é um "relato" (se é que posso falar assim) sobre a "'arrogante' política americana no Golfo e nos Bálcãs", isso depois dos atentados de 11 de setembro, e a guerra entre o Ocidente e o Oriente Médio. Preço: R$3,00.

 Esse livro é escrito por um pai e filho, que após escutar um comício eleitoral de Nicolas Sarkozy em 29 de abril de 2007, o mesmo disse que os franceses devem "liquidar a herança de Maio de 68". Não sei o que foi o Maio de 68 na França, o que me deixou muito curioso. Mas não só sobre Maio de 68 que os autores falam, mas também sobre a política interna e externa da França e as mudanças que devem ser feitas no país. Preço: R$3,00.

 Esse eu ganhei da minha avó, mas que também foi comprado no Projeto Mais Leitura. Como já disse alguma vez aqui no blog (não consigo lembrar em qual post, rs) eu gosto de filosofia, mas talvez não compraria esse livro. Mas depois de dar uma lida na sinopse, fiquei curioso para lê-lo. Alain apresenta seis filósofos: Sócrates, Epicuro, Sêneca, Montaigne, Schopenhauer e Nietzsche, e os confronta com diversos males da vida, como o mal do dinheiro, o mal do amor, entre outros. Ainda não sei quando vou ler, porque ele deve ser lido quando o entorno pedir isso, ou seja, quando estiver com vontade e com a cabeça tranquila. Preço: R$2,00.

 Esse último da lista também foi minha avó que comprou para mim, e esse ela errou feio. Hoje não tenho a mínima vontade de ler, porque como o título já diz, é sobre celebridades. Como elas se tornam celebridades, as disputas entre celebridade e religião, celebridades e transgressão. Nenhum desses assuntos me interessam. Posso até um dia lê-lo, mas eu terei que ter muita vontade, ou nada mais para ler. E assim, esse foi o único livro da compra/ganho que eu realmente não gostei. Preço: R$2,00.

 Até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário