5 de junho de 2014

A Comédia Trágica ou a Tragédia Cômica de Mr. Punch (HQ), de Neil Gaiman e Dave McKean

 Sinopse: Em Portsmouth, cinzenta cidade do litoral da Inglaterra, um garoto passa uma temporada inesquecível na casa dos avós.
 Um período de amadurecimento e descobertas, reveladas por personagens insólitos: seu tio-avô Morton, marcado desde a infância por uma deficiência física; uma misteriosa mulher, que ganha a vida interpretando uma sereia, e Swatchell, um artista com um passado obscuro.
 À medida que as histórias desses personagens se entrelaçam e se desdobram, o garoto é forçado a confrontar segredos de família, estranhos fantoches e um pesadelo de violência e traição, em uma sombria fábula sobre o fim da infância - e da inocência - e a passagem para a vida adulta.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Esse foi outro livro, ou melhor dizendo HQ que eu li no domingo. E também o segundo do Neil Gaiman que leio, mas não sei se posso falar segundo, porque esse é uma HQ e o primeiro um livro de contos, clique aqui para ler minha opinião de Coisas Frágeis I. Bem, esse é a segunda obra que leio de Neil Gaiman, ficou melhor assim, rs. A história desse HQ é um pouco confusa, mas eu acabei entendendo-a, e o que Gaiman queria passar, só espero que consiga escrever aqui. Os traços feitos por Dave McKean são incríveis e sombrios, o que deixa o tema da perda da inocência mais evidenciado. Não sei por onde começar, é complicado, rs.
 Esse garoto, que não sabemos o nome, ou pelo menos eu acho que não sabemos, é quem conta a história, desde uma visita feita à casa dos avós aos quatro anos até esse última, com oito. Ele faz essa viagem à casa dos avós porque está com catapora e sua mãe está grávida, o que acaba gerando um risco para o bebê. Mas essa visita prolongada acaba se tornando mais do que uma viagem. Um dia seu avô Arthur sai para pescar e leva o garoto junto, mas ele logo fica entediado e fica caminhando na praia até ver uma barraca de marionetes em que ocorria um espetáculo, o de Mr. Punch, e quando o menino chega, Punch está matando o seu próprio bebê, e é aí que vemos como a peça é perturbada e amoral para uma criança assistir. Mas o garoto fica com medo e vai ao encontro do avô.
 Depois dessa pesca as coisas nunca mais serão a mesma para o garoto. Seu avô tem um pequeno negócio, parecido com um parque de diversão, que está falindo. Ele leva o garoto lá algumas vezes, e todas as vezes coisas entranhas acontecem. É lá que o garoto conhece Swatchell, o dono e controlador das marionetes, onde ele mostra seus fantoches e marionetes, só não mostra Mr. Punch alegando que se ele mostrá-lo, Punch terá vida própria e ele fará tudo o que quiser, e é claro que o garoto fica com medo. Também tem o tio-avô Morton, um corcunda que sempre aparece por lá também, e que o garoto nunca soube onde ele mora ou se casou, nada. Morton também é muito misterioso e sombrio, mas até que o garoto gosta dele.
 A HQ é marcada por cores escuras, como o preto e o vermelho sangue, o que a deixa mais sombria ainda. Não temo mais o que falar dela senão conto spoilers grandes. A leitura é bem rápida, uma sentada no sofá e você termina de ler. Também recomendo. Antes de terminar, essa é a primeira HQ que eu leio completa sem nenhum compromisso, como quando li O Alienista em quadrinhos para o colégio. Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário