18 de maio de 2014

Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J.K. Rowling (Você Escolheu #4)

Sinopse: Um bebê é deixado à porta da família Dursley, com uma carta que explica quem ele é e quais os mistérios que envolvem sua sobrevivência, após um duelo no quais seus pais morreram. Onze anos mais tarde, Harry Potter recebe o melhor dos presentes de aniversário: descobre que é um bruxo e como tal deve ser educado. Conduzido por Rúbeo Hagrid, o doce e atrapalhado gigante ruivo, Harry inicia sua trajetória no cotidiano da magia. Na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sob a direção do sábio professor Alvo Dumbledore, ele aprende a fazer poções, feitiços, a transformar coisas e a "pilotar" uma vassoura. Enfrenta as dificuldades normais de um principiante e alguns obstáculos a mais lhe são impingidos por sua fama. Afinal, Harry Potter, mesmo sem saber, derrotou o mais terrível dos feiticeiros. Agora, para prosseguir vitorioso, precisa aprender a dominar a sabedoria contida em valores simples da vida como a amizade, a perseverança e o amor.

 Aviso: Possivelmente essa série de posts dos livros do Harry Potter podem conter muitos Spoilers, e não só dos livros como também dos filmes. Você foi avisado.

 Opinião: Harry Potter. Como não gostar? Eu não sei a resposta, e quem souber fique a vontade para responder, mesmo que isso não exista. Eu sempre quis ler Harry Potter, mas nunca comprava os livros, até que a Submarino fez uma daquelas promoções loucas e acabei comprando todos os livros com a capa branca, mais os três extras, por incríveis R$89,99! Já devo ter dito isso, mas foi muito barato. Também deixei em votação para vocês escolherem qual livro devi ler em maio, e eis que Harry Potter foi escolhido para o 4º mês de votação (acho que é a quarta votação. rs). Vamos à minha opinião.
 Harry Potter é considerado o Menino-Que-Sobreviveu ao maior bruxo das trevas que já existiu, Lord Voldemort, ou Aquele-Que-Não-Deve-Ser-Nomeado, quando ainda tinha 1 ano. Mas seus pais morreram tentando salvá-lo. E ele só tinha uma família, a irmã trouxa de sua mãe, Petúnia Dursley. A família Dursley são insuportáveis, e Harry sofreu nas mãos de seus tios e de seu primo, Duda, até que um dia ele recebe uma carta "convidando" para ele estudar na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, sob direção de Alvo Dumbledore, o único que Voldemort tem/tinha medo. Mas é claro que seus tios perfeitos não iriam deixar que ele fosse para lá e se juntar com "pessoas estranhas", como tio Válter gosta de chamar os bruxos.
 Mesmo enfrentando dificuldades em relação aos tios, Harry vai para Hogwarts, mas antes o guarda-caça da escola leva Harry para as compras no Beco Diagonal, localizado no centro de Londres e só onde bruxos podem entrar e ver, e é o guarda-caça, Hagrid, que o leva para casa onze anos antes, quando seus pais morreram. Harry descobre um mundo de aventuras em Hogwarts, onde faz uma grande amizade com Rony Weasley, um garoto de família bruxa em que ele é o sexto filho, e desenvolve uma futura grande amizade com Hermione Granger, filha única de trouxas. Entre aulas de Poções, Herbologia, Transfiguração e Defesa contra as Artes das Trevas, Harry, Rony e Hermione tentam descobrir o que é a Pedra Filosofal e quem é Nicolau Flamel, seu suporto inventor, e Harry ainda tem que viver com o peso da fama, fama essa que ele não queria, por ter derrotado Você-Sabe-Quem. A amizade e o amor é algo muito importante em Harry, e podemos ver isso também em Rony e Hermione. Também não posso esquecer que Dumbledore é um pu** de um personagem, sempre com suas frases incríveis e pensamento muito além daquilo que os outros veem.
 Eu achei que o filme foi bem fiel ao livro, mas claro que um livro não se pode comparar com o filme, o livro é muito melhor, mais detalhes são mostrados e entendemos mais coisas importantes para os livros seguintes, ainda mais se você já sabe da história completa. Foi muito bom essa leitura, feita em dois/três dias no máximo, devido aos estudos, senão seria um dia apenas. E também esse livro faz parte da minha meta de 14 Livros para serem lidos em 2014.

 PS.: Eu já li o segundo e terceiro livro, mas a minha opinião pode demorar um pouco para sair, tentarei fazer tudo hoje nessa tarde de domingo e programar os próximos dias, mas não estou garantindo nada.

 Se você gostou de Harry Potter e a Pedra Filosofal, pode gostar também de:
 Quadribol através dos séculos, de J.K. Rowling;
 Coleção Septimus Heap, de Angie Sage;
 O Medalhão e a Adaga, de Samuel Medina;
 Percy Jackson & os olimpianos, de Rick Riordan;
 A Cidade das Sombras, de Jeanne DuPrau;
 Espíritos do Tâmisa, de Ben Aaronovitch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário