30 de maio de 2014

Harry Potter e a Câmara Secreta, de J.K. Rowling

 Sinopse: Os Dursley foram tão mesquinhos e abomináveis durante aquelas férias de verão, que Harry Potter só queria voltar para a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Na hora em que está arrumando as malas, contudo, ele recebe um aviso de um diabrete estranho chamado Dobby que diz que se Harry Potter voltar a Hogwarts haverá uma catástrofe. E ela, de fato, acontece. No segundo ano de Harry em Hogwarts, surgem novos tormentos e horrores. Aguentar o arrogante professor de Artes das Trevas Gilderoy Lockheart, driblar o assédio do coleguinha deslumbrado que a todo custo queria fotografá-lo e conseguir um autógrafo, ignorar a tímida paixão e desviar da atenção indesejada de Gina Weasley, e suportar as lamúrias de Murta que Geme, um espírito que ocupa o banheiro das meninas, não é exatamente a melhor coisa que podia acontecer a Harry, mas, sem dúvida alguma, isso representa pouco diante do grande mistério que envolve a petrificação de alguns estudantes da escola. Quem ou o que estaria por trás daquelas ocorrências assustadoras? Seria Draco Malfoy, mais venenoso do que nunca? Talvez Hagrid, cujo misterioso passado é finalmente revelado? Ou o responsável por todo pânico e tumulto seria aquele de quem todos suspeitam... o próprio Harry Potter? Como descobrir e eliminar definitivamente a ameaça que está aterrorizando Hogwarts?

 Aviso: Possivelmente essa série de posts dos livros do Harry Potter podem conter muitos Spoilers, e não só dos livros como também dos filmes. Você foi avisado.

 Opinião: Este post também demorou, mas minha vida está um pouco complicada devido a viagens acadêmicas, provas, trabalhos, seminários e afins, e por isso que eu não estou postando muito. Como já disse aqui, eu não tinha lido os livros do Harry Potter, só os dois últimos, e esse ano eu resolvi ler todos, inclusive os que já li. Já falei demais, vamos à minha opinião.
 Depois de passar um ano incrível em Hogwarts, mesmo com as desventuras e seu encontro com o Lord das Trevas, Harry volta à casa de seu tios trouxas para as férias de verão. Ele achava que seriam chatas, e foram, ainda mais que ele não recebe uma carta de seus amigos bruxos, Rony e Hermione. Até um dia, um elfo doméstico chamado Dobby aparece em seu quarto e diz que ele não deve voltar para Hogwarts, porque coisas horríveis irão acontecer, mas é claro que Harry não o escuta e volta para Hogwarts, contudo passa por muita coisa antes de entrar da terras da grandiosa Escola.
 Harry e Rony já começam o ano pessimamente, uma vez que eles vão até a escola no carro voador do pai de Rony, Arthur Weasley, e caem no Salgueiro Lutador, uma árvore que ataca quem se aproxima. E assim os dois "fazem" uma visita ao professor (de poções) mais odiado por ambos, Severo Snape, e quase são expulsos da escola. Fora isso, Harry tem que enfrentar a perseguição que Gilderoy Lockheart, o novo professor de DCAT, de Gina Weasley, que fica sempre perto dele, e de Colin Creevey, uma nascido trouxa que vivi tirando fotos de Harry. Além disso, Harry sofre com a pressão que os jogos de Quadribol o impõe, já que ele é o Apanhador do time da Grifinória e o time não ganha o torneio a um bom tempo.
 Mas coisas sombrias começam a acontecer em Hogwarts, os alunos e a gata de zelador da Escola, Argo Filch, aparecem petrificados e estranhas aranhas sempre estão por perto, junto é claro de Harry, que é acusado de petrificá-los. No mesmo tempo que as petrificações ocorrem, Harry escuta vozes dentro da parede do Castelo sempre perto de uma petrificação, o que deixa ele, Rony e Hermione intrigados. Com isso tudo, uma lenda vem a tona, o da Câmara Secreta, construída por um dos fundadores de Hogwarts, Salazar Slytherin, da Casa Sonserina. Mas Harry é acusado mesmo sendo da Casa oposta, a da Grifinória. Draco Malfoy começa a ser o centro das atenções de Harry, Rony e Hermione, até a poção Polissuco ficar pronta.
 Não vou falar mais, senão conto spoilers (para aqueles que ainda não leram o livro, como eu, mas acho muito difícil isso, rs). Uma coisa que percebi em relação ao filme é que Gilderoy é muito, mas muito mais chato no livro, e a Gina quase não aparece no filme perto do Harry, são raras as vezes. Estava esquecendo da Murta-Que-Geme, ela é mais legal no livro do que no filme, onde é irritante demais. E as conversas com Tom Riddle no livro são melhores. Acho que coloquei tudo de importante e o que eu consigo associar com o filme. Se estiver faltando algo deixem nos comentários, porque esse post foi feito com um pouco tempo, então vocês já sabem, né, pode ficar um pouco incompleto. Até o próximo.

 Se você gostou de Harry Potter e a Câmara Secreta, pode gostar também de:
 Quadribol através dos séculos, de J.K. Rowling;
 Coleção Septimus Heap, de Angie Sage;
 O Medalhão e a Adaga, de Samuel Medina;
 Percy Jackson & os olimpianos, de Rick Riordan;
 A Cidade das Sombras, de Jeanne DuPrau;
 Espíritos do Tâmisa, de Ben Aaronovitch.

Nenhum comentário:

Postar um comentário