20 de março de 2014

Em Chamas - Livro II da trilogia Jogos Vorazes, de Suzanne Collins

 Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditaram que são um casal apaixonado.
 A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.

 Aviso: A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Para ler minha opinião a respeito de Jogos Vorazes, clique aqui.

 Opinião: Não sei muito bem por onde começar, porque foram tantas coisas que aconteceram neste livro que fico sem rumo. Katniss está de volta ao Distrito 12 depois de ganhar, junto com Peeta, o 74º Jogos Vorazes. Mas seu romance forçado com Peeta durante os Jogos e mais tarde a descoberta do mesmo de que tudo era uma farsa, Peeta para de falar com Katniss, e Gale também se afasta. Assim, Katniss fica sozinha e com quem conversar (ela não conta as coisas para sua mãe e irmã). Mas um belo dia, o presidente Snow faz uma visita à casa dela na Aldeia dos Vitoriosos para dizer a Katniss que continue com esse seu romance com Peeta durante a Turnê da Vitória e que ela tem que convencer a ele (o presidente Snow). E assim ela começa a deixar de ser inocente e começa a ser mais sombria e madura, ainda mais depois que os Pacificadores chegam em larga escala no Distrito 12 e deixam as pessoas sem trabalhar e morrendo de fome, e ainda dando chicotadas nos foras da lei, inclusive Gale, por caçar na floresta que pertence à Capital.
 A Turnê da Vitória consiste em nada mais, nada menos, que percorrer todos os distritos de Panem fazendo discursos e dando os pesares pelos mortos. E como a relação Katniss-Peeta não está lá muito boa, Katniss tem que ficar perto de Peeta de novo durante toda a viagem por Panem. No caminho, eles acabam descobrindo que as revoltas nos distritos estão pior do que eles imaginavam. Mas no caminho, Katniss e Peeta tornam-se próximos de novo, uma vez que ambos têm pesadelos referentes aos Jogos que participaram, o que acaba fazendo com que os dois durmam juntos, só dormir mesmo.
 Mas o pior ainda estava por vir, os 75º Jogos Vorazes vão acontecer dentro de alguns meses, e esse Jogos coincide com o 3º Massacre Quartenário, uma edição dos Jogos que fazem os distritos lembrarem mais ainda da rebelião nos Dias Escuros. E eis que o presidente Snow tira um envelope (criado junto com o 1º Jogos Vorazes) e lê como será a edição dos Jogos: "No aniversário de setenta e cinco anos, para que os rebeldes não se esqueçam de que até mesmo o mais forte dentre eles não pode superar o poder da Capital, o tributo masculino e o tributo feminino serão coletados a partir do rol de vitoriosos vivos." p.187. Eu fiquei igual a Katniss ficou, mesmo sabendo disso, porque já tinha assistido ao filme.
 Novos personagens surgem, e antigos reaparecem, como Haymitch, que está mais sóbrio, que ajuda de novo a Katniss e Peeta (ele inventa outra mentira das grandes que surpreende todo o país, até mesmo Katniss) a ficar viva dentro da arena, e Effie, que tem tudo no lugar certo e faz com que ninguém se atrase para os compromissos. Finnick, o campeão do Distrito 4 (Pesca) a alguns anos, torna-se um aliado e tanto com os dois. Beetee, do Distrito 3 (Tecnologia), e Johanna Mason, do Distrito 7 (Madeira), também tornam-se aliados. Gostei muito da Johanna, porque ela fala o que quer sem se importar com as consequências.
 Enfim, o livro é muito bom e o filme também, recomendo ambos. Uma coisa que eu não gostei tanto desse livro quanto do primeiro é que a Suzanne as vezes descreve as cenas muito rápido, cenas que poderiam ter um pouco mais de descrição, enquanto outras são detalhadas ao extremo, o que torna essas cenas maçantes.

 Se você gostou de Em Chamas, pode gostar também de:
 Trilogia A Mão Esquerda de Deus, de Paul Hoffman;
 Bruxas e Bruxos, de James Patterson;
 Percy Jackson, de Rick Riordan.

4 comentários:

  1. OI Vitor!

    É bem essa a sensação mesmo, de onde começar, porque tem tanta coisa, tanto detalhe neste livro...Eu acho ele melhor que o primeiro, mas como eu sou do contra, o meu preferido é o terceiro - HAHAHA!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, eu gostei mais do segundo do que do primeiro também, porque a Katniss e outros personagens explicam melhor como funciona o governo, entre outras coisas. Estou gostando do terceiro, não vejo a hora de terminar.

      Beijos!

      Excluir
  2. Continua lendo e você vai entender porque o terceiro é o meu preferido, mesmo que não seja de todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estou devorando ele. Cheguei na segunda parte do livro e não estou conseguindo largar, só dei uma pausa agora para fazer algumas coisas, como comer, rs.

      Beijos!

      Excluir