5 de dezembro de 2013

Mais um de George R.R. Martin (& Desabafo)

 Depois de tanto tempo, a LeYa resolveu lançar o livro d'As Aventuras de Dunk e Egg. Muitos sites já estão com a pré venda, mas o lançamento está previsto só para meados de fevereiro de 2014. Essa é a capa oficial do livro (a imagem tem essa lateral branca, mas não consegui encontrar outra melhor).

 Li muitas críticas que fizeram em relação ao nosso querido tio Martin, pessoas dizendo que ele não deve escrever outros livros, que tem que focar n'As Crônicas de Gelo e Fogo, mas esse é o jeito do Martin. Eu não concordo com nenhuma dessas pessoas, cada escritor tem seu tempo de escrita. Parece, para mim, que Martin não gosta de ficar preso em um único livro (nesse caso um série de livros), ele gosta de escrever outras coisas enquanto não sabe muito bem como dar continuidade n'As Crônicas. Eu li essa passagem no Facebook e resolvi colocar aqui para vocês, uma fala do próprio Martin: "[...] às vezes eu só queria que eles parassem de me pressionar sobre isso. Ficará pronto quando estiver pronto. Eu estou trabalhando nisso eu não sei o que mais eu posso dizer... Sou um escritor lento, eu sempre fui um escritor lento, e estes são livros gigantes".
 O que Martin escreveu até agora relacionado com As Crônicas foi principalmente para incrementar uma das melhores séries de livros que eu já li. Muitos criticaram ele quando começou a ajudar com Lands of Ice and Fire, mas quem comprou adorou. Falaram mal dele e depois elogiam a coleção de mapas como se nada tivesse acontecido, isso não passa de hipocrisia. Quem realmente gosta dele, e de seus livros, e de sua forma de escrita, fica esperando (sentado e ansiosamente, como eu) para novos livros, e não fica falando que ele não escreve Os Ventos do Inverno (tradução livre). Já imaginaram se o Martin resolver parar de escrever As Crônicas por causa dessas pessoas que ficam querendo que ele escreva mais rápido. Ou se ele escrever mais rápido e o livro 6 ficar uma merda (desculpa pelo palavreado). Então pensem antes de ficar falando mal do Martin. Ele é um ótimo escritor, mas tudo tem limite nessa vida, e o dele é não conseguir escrever rápido, rs.

 Até o próximo.

 PS.: E sim, aqueles que leram até aqui e pensam que eu estou defendendo o Martin, estou sim.

4 comentários:

  1. Muito bem colocado, Vitor.

    Já imaginou se o Bernard Cornwell só escrevesse sobreo Thomas de Hookton? Não teríamos Derfel e Uthred. Acho isso absurdo também. E neguinho eu fica reclamando é poser. Eu entendo a ansiedade, eu também estou, mas ele tem o ritmo dele, e as pessoas tem que respeitar.

    Beijos!



    PS: depois, uma das coisas mais legais da espera é justamente discutir e formular teorias, não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Fernanda. Eu tinha que escrever isso, estava me consumindo. Nem tinha pensado no Bernard, mas é verdade também.
      Concordo com você, criar teorias e discutir é a melhor parte, mas melhor ainda é quando nós lemos o livro e descobrimos que estávamos certo com nossas teorias.

      Abraços!

      Excluir
  2. Concordo com vocês. A gente aproveita para ler outras coisas, uai! Kkkkk. Arte não deve ser apressada. Cada escritor tem o seu ritmo. Bem colocado, Vitor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Samuel. Eu, as vezes, escrevo alguma coisa ou outra de uma história que eu venho formulando, e já foi de eu ficar um dia inteiro escrevendo um único capítulo.

      Abraços!

      Obs.: Samuel, você está demorando muito para escrever a continuação d'O Medalhão e a Adaga, kkk'

      Excluir