24 de novembro de 2013

O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith

 Sinopse: Quando uma modelo problemática morre numa queda de uma sacada da Mayfair coberta de neve, supõe-se que ela tenha cometido suicídio. O irmão, porém, tem suas dúvidas e pede ao detetive Cormoran Strike para rever o caso.
 Strike é veterano de guerra - ferido física e psicologicamente - e sua vida é uma confusão. A investigação lhe dá um salva-vidas financeiro, mas tem um custo pessoal: quanto mais ele mergulha no complexo mundo da jovem modelo, mais sombrias ficam as coisas - e mais perto ele chega de um perigo terrível.
 Um mistério elegante e emocionante impregnado da atmosfera de Londres - das ruas silenciosas de Mayfair aos pubs entocados do East End e à agitação do Soho - O chamado do Cuco é um livro extraordinário. Apresentando Cormoran Strike, este é o primeiro romance policial de J.K. Rowling, escrito sob o pseudônimo de Robert Galbraith.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Já no epílogo já temos a personagem principal (motivo das investigações), a vítima Lula Landry, espatifada no chão em frente ao prédio em que morava; e vários paparazzi tentando tirar uma foto de seu corpo coberto pela Polícia Metropolitana de Londres.
 Cormoran Strike é um veterano de guerra que não tem uma parte da perna direita. Logo no começo do livro ele está separando da mulher Charlotte (que só aparece no começo do livro em uma passagem em que Robbie a vê de relance), mas não aparece a discussão entre os dois. No exato momento em que Charlotte está saindo do escritório de Strike, Robbie aparece para trabalhar como secretária temporária de Strike. Cormoran dá um trombada com ela que quase cai escada abaixo, mas Strike consegue segurá-la, e assim deixa Charlotte ir embora.
 Robbie é uma mulher bonita, mas não chega aos pés de Charlotte, segundo Strike. Robbie entra no escritório de Strike e espera que ele escove os dentes no banheiro ao lado do escritório. Depois de uma pequena conversa entre os dois, um cliente chega e começa a conversar com Strike. Cliente esse que é irmão de Lula Landry, morta a três meses, chamado John Bristow.
 Vamos agora à minha opinião do livro, senão acabo contando partes importantes do livro se continuar com esse pequeno resumo do começo do livro. Antes de tudo, a descrição de Cormoran por ele mesmo. Strike não é bonito, tem testa alta e protuberante, nariz largo e sobrancelhas grossas, cabelo grosso e encaracolado. Ele não possui metade da perna direita, e sente muitas dores onde a perna termina, "citado-a" em boa parte do livro, mas isso não fica maçante. Ele é um detetive particular que só possui uma cliente. Mas tudo muda depois que John Bristow o contrata, pagando o dobro. John é um advogado com aparência de coelho, dentes grandes aparecendo, óculos fundo de garrafa e tom de pele arenoso. Depois de uma pequena discussão entre ele e Strike, Strike acaba aceitando o caso, mas sem muita esperança de provar que Lula foi morta. em vez de ter cometido suicídio.
 A história possui dois pontos de vistas (POV), o de Strike, que é a maior parte do livro, e o de Robbie, que possui menos de dez (acho), e possui um pouco do seu noivado com Matthew . Os dois acabam sendo uma dupla incrível. Como em Morte Súbita (que não gostei muito, mas pretendo relê-lo ano que vem), a questão das drogas e seus efeitos são mostrados, mas em menos proporção do que em Morte Súbita. A mãe de Strike morreu de overdose, e o namorado de Lula usa muita droga, mas não é mostrado no livro o uso. Uma coisa que também percebi foi que todos fumam muito, muito mesmo, principalmente as modelos e os estilistas.
 Não tem como eu falar de todos os personagens que ajudam ou atrapalham a desenrolar em história. Temos mais alguns parentes de Lula, seu estilista, Guy Somé, que irritou-me muito e que possui uma obsessão por Lula, alguns amigos e seu namorado. A leitura é bem leve, flui muito bem, e a cada página nós nos vemos presos à história tentando descobrir o que aconteceu naquela noite de janeiro quando Lula caiu de seu apartamento. Uma coisa que também chamou minha atenção foi que só Guy Somé chama a Lula de Cuco, não lembro de ter visto outra pessoa a chamando desse jeito.
 E no final, não achei que seria quem foi o assassino de Lula, cheguei a pensar, mas descartei por ser tão óbvio, e é o que me fez gostar ainda mais do livro. Robert, rs, sabe escrever como ninguém. Não vejo a hora de ler mais um livro desse excêntrico detetive e sua assistente. Só torço para que Robert já esteja escrevendo mais um livro de Cormoran e Robbie.

2 comentários:

  1. Oi Vitor!

    Eu também gostei muito desse livro, mas prefiro Morte Súbita. Confesso que eu não saquei de cara quem era o assassino, mas eu gosto disso, mantém o suspense.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, como disse no post, eu pensei no(a) assassino(a), mas quando é revelado quem ele(ela) é, não acreditei, e o que ele(ela) fez antes é mais do que eu esperava. Você deve tá cansada de ler isso, mas Morte Súbita não é um dos meus melhores livros, deve ser porque eu o li muito rápido e não peguei algumas informações.

      Abraços!

      Excluir