21 de novembro de 2013

O Azarão, de Markus Zusak

 Sinopse: Cameron Wolfe tem 15 anos e três irmãos mais velhos: Steve, Sarah e Ruben, este o mais próximo, com ele se junta para praticar pequenos crimes pela vizinhança - ou, pelo menos, planejá-los. Completam a família seu pai encanador e sua mãe durona. Gente comum, sem muitos recursos. Mas, ao mesmo tempo, muito mais do que isso.
 Quando conhecemos Cameron, fica claro que, por trás da fachada de adolescente típico, existe um garoto infeliz com sua vida e suas atitudes, mas também um homem em formação, ainda com as amarras no adolescente inseguro, inconsequente e, às vezes, ridículo, que luta para ser alguém.
 E é aí que Cameron se apaixona por Rebecca Conlon, uma garota digna de orações e, mais, uma garota real, com voz real, corpo real. A garota dos seus sonhos. Para consegui-la, Cameron sabe que terá de mudar não apenas suas atitudes, mas também seus pensamentos derrotistas. Ele sabe que precisará ser um vencedor.
 O Azarão é o primeiro livro de Markus Zusak, um romance de formação cujo protagonista tem um quê de autobiográfico. Uma existência comum - ou seja, extraordinária.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: A verdade é que eu não sabia da existência desse livro. Eu fiquei um pouco confuso quando vi ele na estante da livraria (e também o Bom de Briga, que é a continuação). Esse livro é o primeiro de um trilogia intitulada de Trilogia dos Irmãos Wolfe, mas não tem nada escrito na capa, e assim fica um pouco muito difícil saber, a Bertrand Brasil (foi ela que lançou esse livro e o Bom de Briga no Brasil) e a Intrínseca (editora que lançou A Garota que eu Quero) vacilaram nisso. E como vocês que acompanham, eu li A Garota que eu Quero, clique aqui se você quiser ler sem se preocupar com possíveis Spoilers que eu falei sem ler os outros dois livros. Mas vamos à minha opinião.
 Cameron Wolfe é quem conta a história, ou seja, é em primeira pessoa. Ele e seu irmão Ruben são muito próximos e sempre fazer coisas que adolescentes fazem, ou seja, muita merda (desculpem pelo palavreado), mas é isso mesmo que adolescentes de 15 anos fazem. Não vou fazer um pequeno resumo contando o livro porque a sinopse faz isso por mim, senão ficará repetitivo, cansativo e grande esse post. Como eu li o último livro, O Azarão foi, para mim, uma pequena explicação do por quê (acho que é assim) Cameron é tão pra baixo, dramático e monótono em A Garota que eu Quero. Ele, nesse livro, ainda é mais sociável e tem uma vida divertida, mesmo que só com seu irmão Ruben.
 Mas no momento em que ele conhece Rebecca Conlon tudo muda. Cameron pensa nela o dia inteiro, e fica ansioso para o sábado chegar, quando ele poderá vê-la novamente, porque seu pai (que não é citado o nome) está trabalhando na casa da família dela. É aí que Cameron começa a ficar diferente, começa a ficar dramático (essa não é a palavra que eu quero colocar, mas não consigo encontrar a palavra certa, estou pensando em várias, mas nenhuma é a que eu quero).
 Ele e seu irmão decepcionam sua família várias vezes, e é aí que Ruben começa a se tornar adulto, fazendo a barba, que segundo Cameron estava deplorável de se ver (não nessas palavras, mas eu vi imagino ela assim). Steve e Sarah quase não aparecem, assim como a mãe (sem nome citado). Já o pai aparece quando Cameron o está ajudando com o serviço na casa de Rebecca.
 Acho que coloquei tudo o que deveria/queria. Esse é um livro para se ler em um dia (como foi no meu caso), ele tem menos de 200 páginas. Estava esquecendo, a cada um capítulo que Cameron conta sua história possui um em que ele conta seus sonhos (como em A Garota que eu Quero, só que aqui ele escreve tipo um livro em vez de descrever seus sonhos). O Azarão é um livro que deve ser lido, principalmente aqueles que sentem falta das "burrices" de ser um adolescente. Já em seu primeiro livro, Zusak já sabia encantar um leitor e prendê-lo até a última página.

Nenhum comentário:

Postar um comentário