9 de outubro de 2013

O Trono do Sol - A Magia do Anoitecer, de S.L. Farrell

 Sinopse: Depois da Alvorada, Nessântico nunca mais seria a mesma... Ela havia mudado e não podia fechar os olhos para os acontecimentos extraordinários que estremeciam seu cotidiano. Pragas, criaturas fantásticas, trocas de poder, novas alianças, fé abalada, assassinatos e mistérios brotam pelas rachaduras da poderosa arquitetura da cidade.
___*___
 Jan ca'Vörl está agonizando em seus últimos instantes de vida, e quem se tornará o novo hïrzg de Firenzcia: Allesandra, a filha raptada pela archigos Ana co'Seranta, ou o ambicioso Fynn? O trono do Sol também se encontra "vazio" à espera da maioridade do frágil Audric ca'Dakwi, filho de Justi e herdeiro de Marguerite ca'Ludovici. Essa posições de poder são mais disputadas do que se aparenta e, nesse cenário de desolação e desconfiança, assassinatos inesperados mudam as peças do tabuleiro: amigos podem se revelar inimigos, laços de sangue tornam-se fatais e os mortos podem mostrar-se ainda com alguma influência sobre esse jogo de poder. Para esquentar ainda mais essa trama, um novo personagem chama a atenção pelo seu ar de mistério envolvente: a Pedra Branca.
 Nesse segundo livro do Ciclo Nessântico, S.L. Farrell confirma sua habilidade em criar personagens instigantes, ambíguos e fascinantes, inseridos num mundo onde magia, poder e sedução estimulam a imaginação de leitores ávidos por essa atmosfera de suspense e de fantasia, sempre com algo a ser desvelado.

 A opinião que se segue abaixo terá alguns Spoilers do livro anterior e desse. Mas tentei, mesmo falhando, colocar informações de grande importância. Leia por conta própria. Você foi avisado.

 Opinião: Eu esperava outra coisa. O livro começa 27 anos após o término d'O Trono do Sol - A Magia da Alvorada. Confesso que no começo eu não estava gostando, mas depois de umas 30 páginas eu já estava me envolvendo com a história e com as personagens. A história e a escrita é um pouco parecida com As Crônicas de Gelo e Fogo, mas com menos profecias, rs. Novos personagens entram como POV (Ponto de Vista) nesse livro. Vou tentar falar um pouco de cada um.
 Mas antes de tudo tenho que falar de uma coisa importante e triste, mas sem ser Spoilers (dos grandes), uma vez que isso acontece no terceiro capítulo do livro, e se eu não falar, vocês saberão de qualquer maneira. Quem me acompanha sabe que eu desde que li A Magia da Alvorada, eu gosto da Ana co'Seranta, Archigos da Fé Concénziana em Nessântico. Ela morre. (Desculpem se vocês que leram A Magia da Alvorada e gostavam dela também, mas acho que era necessário falar sobre isso logo no começo, vocês iam descobrir no decorrer dessa resenha).
 Vou começar falando das personagens que tinham POV no primeiro livro. Karl ca'Vliomani, embaixador dos numetodos da Ilha de Paeti. Ele, no primeiro livro, era só um numetodo enviado da Ilha de Paeti para Nessântico, e seu status era co e não ca, como é nesse livro. Karl passa por altos e baixos desde a morte da archigos Ana, sua amiga e amor platônico. Ele fica obcecado em encontrar quem matou Ana, e ao longo do livro ele faz de tudo para conseguir. Karl é um homem que deixa suas emoções falar por ele de vez em quando. Uma coisa que mudou em Karl depois que Ana morreu é que ele fica pensando se ele acreditasse em algum Deus o que ele pediria ou o que Deus fez por ele. Uma coisa que é até engraçado, em parte, porque ele fica se contradizendo, uma vez que os numetodos só acreditam naquilo que possam ver, ouvir, sentir etc.
 Sergei ca'Rudka agora é regente de Nessântico até que Audric ca'Dakwi atinja a maioridade. No primeiro livro ele era o "chefe" da Bastida a'Drago, onde ele fazia suas torturas e tirava a verdade das pessoas, mesmo que às vezes a verdade fosse mentira, como ele próprio diz no livro. Sergei está velho, e trama o que será melhor para Nessântico, deixar Audric sentar no Trono do Sol, ou colocar alguma outra pessoa em seu lugar.
 Outra personagem que é do livro anterior, mas que no mesmo só teve um ou dois capítulos (não me lembro muito bem) é Allesandra ca'Vörl, a a'hïrzg de Firenzcia, ou melhor, da Coalizão Firenzciana. Ela foi sequestrada pela Ana no final do primeiro livro, mas seu pai não paga o resgate e assim ela fica sob a proteção de Ana durante muito tempo. Allesandra também é uma pessoa que trama o tempo todo, e com todos, até mesmo com seu filho, Jan. Não posso falar muito dela senão darei spoilers grandes demais.
 Passando para as personagens novas com POV, primeiro vou falar de Nico Morel. Nico é pobre, como dá para ver que seu sobrenome não tem nenhum status. Ele é um personagem que no próximo livro, acredito, terá um papel muito importante. Ele é filho de Talis e nós conhecemos esse personagem por Nico, porque Talis não possui POV e é até melhor assim. Nico é uma criança inteligente e curiosa, e pensa em tudo o que ouve de seus pais, principalmente quando ele começa a "suspeitar" de Talis em alguns assuntos.
 Passando para Enéas co'Kinnear, o'offizier de alguma Garda (que não lembro qual, e não achei) de Nessântico no Hellins. Após presenciar uma derrota para os ocidentais nos Hellins, Enéas é enviado para Nessântico levando notícias na guerra. Ele é um religioso fervoroso em Cénzi, e no começo do livro, a gente acha que ele está fazendo tudo para e por causa de Cénzi. Ele até chega a pensar que é um moitidi (semideuses criados por Cénzi que revoltaram-se contra seu criador, igual a Lúcifer) de Cénzi.
 Niente é um ocidental (tehuantino) e feiticeiro, nahual na língua deles, dos Hellins, e que ajuda com a guerra. Ele fala de Mahri, aquele que traiu Ana no final do primeiro livro, como o melhor feiticeiro que os Hellins já viu, e ainda vai ver. Ele é um pouco difícil de falar porque ele é diferente dos outros personagens, porque sua cultura é diferente e seus dons também são. Ele vê o futuro em uma tigela premonitória, o que acaba gerando muitas teorias em cima disso.
 Também temos Audric ca'Dakwi, que é um menino doente, parece ter tuberculose, e que fala com sua mamatarh (avó) Marguerite através da pintura em seu quarto, mas tem um princípio o porquê ele consegue falar com ela. Também temos Varina ci'Pallo, uma numetodo que trabalha junto com Karl ca'Vliomani e é apaixonada por ele. Varina é uma "controladora de emoções" de Karl, sempre tenta colocar "juízo" na cabeça dele toda vez que ele pensa em fazer alguma coisa que o prejudique ou a todos os numetodos. Não posso esquecer da Pedra Branca, uma mulher misteriosa que não fala o próprio nome no livro todo, e está em qualquer lugar que precise de seu trabalho com assassina. Ela é uma personagem que intriga bastante, mas é meio maluca, ela fica conversando com as vozes das pessoas que ela já matou. Mas mesmo assim, uma personagem ótima.
 Ficou grande essa resenha, mas coloquei quase todos as personagens que possuem POV, os que eu não coloquei é porque possuem poucos capítulos, três no máximo, e que principalmente são sobre a guerra e a invasão dos Domínios. Estava esquecendo, Sigourney ca'Ludovici é uma personagem que marca também. Ela é integrante do Conselho dos Ca, aqueles que ajudam o kraljiki ou a kraljica a governar. Ela tem grande influência no conselho, uma vez que é prima de segundo grau de Audric. Mas ela só possui capítulos depois da metade do livro.
 Para terminar, agora é para valer, S.L. Farrell sabe fazer um final como poucos. A Magia do Anoitecer teve seu final tão impressionante quanto A Magia da Alvorada. Nessântico, a mulher. As reviravoltas do final desse grandioso livro superam muitos outros. Agora eis a questão: quanto tempo terei que esperar para ver Nessântico de novo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário