2 de agosto de 2013

Syrena, de Angie Sage

 Sinopse: Neste quinto livro dessa Mágyka série, Septimus vai parar em uma ilha de beleza cativante. Lá ele fica preso com Jenna, Besouro e seu dragão, Cospe-Fogo, que está gravemente ferido. Há alguns aspectos estranhos na ilha, entre eles uma garota Mágyka, chamada Syrena, e um farol em forma de gato que perdeu sua Luz.
 Lucy e Menino Lobo também enfrentarão problemas na ilha: eles vão se envolver com abomináveis marinheiros; já Milo Banda, o pai de Jenna, precisará abrigar no porão de seu navio uma misteriosa arca de tesouro.
 A carismática contadora de histórias Angie Sage continua a saga de Septimus Heap, com aventuras engraçadas, sortilégios e talismãs fascinantes e com uma compreensão cada vez mais profunda de essência de um jovem herói.

 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: Nem sei por onde começar. O livro como um todo é muito bom, mas seu final excede as expectativas, até mesmo de Magya. Mais personagens aparecem e ficam por mais tempo entre os principais e mais acontecimentos ocorrem ao mesmo tempo, tudo muito rápido, mas sem perder o suspense e a adrenalina. Os livros estão evoluindo muito bem.
 Septimus Heap é promovido a Aprendiz Sênior pela Maga ExtraOrdinária, Márcia Overstrand, que por sinal está um pouco diferente, menos rabugenta e controladora, desde que Septimus voltou do Passado e da Demanda. Ele vai voando em Cospe-Fogo até a Feitoria, onde estão Jenna, Besouro, Nicko, Snorri e Ullr, junto com da tripulação do Cerys, o navio de Milo Banda. Ao mesmo tempo em que Septimus está sendo promovido, Menino Lobo começa uma missão para tia Zelda, ela pretende que ele seja O Eleito, aquele que substituirá tia Zelda no posto de Protetora do Brejal Marram.
 Temos um gênio, Eugênio, que tem um papel importante do desenrolar da história. Também temos Lucy Gringe que entra em uma aventura junto com Menino Lobo, e que acaba que nós os conhecemos muito mais. Um homem-gato, Miarr, que protege o farol. E uma tripulação muito macabra do Saqueador. E Syrah Syara, uma Aprendiz presa nas Ilhas de Syrena há muito tempo, e, é claro, Syrena. Tertius Fume e Merrin Meredith aparecem nesse livro, e Tertius está tramando alguma coisa, que não vou falar aqui, leia e descubra.
 Todos os personagens são muito bem trabalhados, e o desenrolar de cada um também. As aventuras são separadas por um oceano, enquanto uma ocorre na Feitoria, outra acontece no Castelo, outra no Cerys, outra no Saqueador, outra no Farol da Rocha dos Gattos, outra em Syrena; e tudo muito bem escrito.
 Como disse, Septimus voa até a Feitoria e volta com Jenna e Besouro para o Castelo, mas um acidente com Cospe-Fogo faz com eles aterrissem na ilha principal de Syrena, e lá encontram Syrah Syara. Menino Lobo e Lucy fogem do Porto por causa da Bruxas do Conventículo do Porto, e acabam entrando no Saqueador, o último navio que qualquer um deveria entrar e por fim chegam ao farol, onde encontrar Miarr. Nicko e Snorri estão voltando para o Castelo no Cerys quando Nicko escuta Syrena e encalha em um banco de areia.
 Não vou falar mais nada senão conto o livro, estou ficando empolgado e se continuar já viu... Só tenho que dizer: leiam todos os livro de Septimus Heap, você não vai se decepcionar (talvez só com o terceiro, como aconteceu comigo, mais o quarto e quinto supera, e muito).
 Até mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário