14 de julho de 2013

Poder Absoluto, de David Baldacci

 Sinopse: Luther Whitney está prestes a cometer o último roubo de sua vida. Ele pretende passar a aposentadoria em alguma praia distante. Mas seus planos vão por água abaixo quando a dona da casa invadida por ele aparece de repente, acompanhada do amante - o presidente dos Estados Unidos.
 Escondido, Luther vê o romance entre Christy Sullivan e Alan Richmond esquentar muito, a ponto de virar uma briga séria. Quando ela ameaça matar o amante com um abridor de cartas, os agentes da guarda presidencial imediatamente entram em ação.
 De repente Luther passa de ladrão a única testemunha de um crime, diante de uma mulher morta e de uma verdade devastadora, em que ninguém jamais vai acreditar: o presidente é um assassino.
 Quando as investigações começam - com o misterioso interesse e apoio do Serviço Secreto -, as suspeitas logo recaem sobre Luther. Mas ele também tem um aliado: Jack Graham, um amigo de longa data, ex-namorado de sua filha, que se arrepende amargamente de ter trocado a defensoria pública pela roda endinheirada do direito corporativo.
 Um ladrão escrupuloso, um advogado obstinado, um detetive que não aceita nenhum caso sem solução e um grupo de pessoas dispostas a qualquer coisa pelo poder. Tudo isso faz de Poder Absoluto um livro alucinante, que tornou David Baldacci um dos maiores autores de suspense do mundo.

 Aviso: Tentei evitar ao máximo colocar Spoilers, mas talvez tenha um ou outro. Você foi avisado.

 Opinião: Nem sei por onde começar. Poder Absoluto é muito, mas muito, bom (mas não se compara nem um pouco com As Crônicas de Gelo e Fogo). Esse é o segundo Thriller que eu leio. Eu comecei a ler sem muita expectativa, mas de acordo com o fui lendo, fiquei cada vez mais preso, parecia que eu estava vivendo no livro, o dia todo ficava pensando em como ia terminar, David consegue nos prender do jeito que poucos conseguem. Eu demorei um pouco para terminar, mas é porque meu tempo para leitura está um pouco complicado por causa da faculdade, e desculpem pela demora para postar, pelo mesmo motivo anterior. Mas vamos ao livro.
 Luther, um homem de 65 anos, está prestes a cometer o seu último roubo em uma mansão em um bairro de milionários na Virgínia, a poucos quilômetros de Washington, Distrito de Colúmbia, capital dos Estados Unidos da América. Tudo começa bem, a família e sua criadagem estão a caminho de Bermuda, no Oceano Atlântico. Luther entra no cofre e começa a roubar, mas ouve sons e chega rapidamente o cofre com ele dentro. A porta do cofre é espelhada e quem está dentro no mesmo pode ver o que acontece no quarto, tem até um poltrona que Luther não entende no começo, mas depois sim. Ele vê o presidente dos Estados Unidos, Alan Richmond, entrando no quarto com Christy Sullivan, e sua chefe de gabinete, Gloria Russell.
 Alan está completamente bêbado e começa a agredir Christy, que acaba se machucando. Ela pega o abridor de cartas, corta o braço do presidente, e depois de uma pequena confusão, ela acaba em cima dele, que grita, e Collin e Burton, agentes do Serviço Secreto, entram no quarto e quando veem a cena, atiram em Christy sem pensar duas vezes. Gloria chega correndo e vê o que acontece. Luther continua escondido e observando a cena, sem dizer uma única palavra.
 Quando comecei a ler, vi Gloria como uma chefe de gabinete comum, mas com o decorrer da leitura, ela me lembrou Cersei Lannister. Gloria faz de tudo para ter o que quer, até mesmo o presidente, igualzinha à Cersei. Voltando, Gloria manda os agentes limparem o quarto para parecer que foi um roubo seguido de homicídio. Eles conseguem arrumar o quarto, mas Gloria acaba esquecendo o objeto mais importante de todos. Depois que eles saem, Luther sai do cofre e sai pela escada, mas os agentes o veem e começam a persegui-lo.
 A partir daí começa as investigações, e conhecemos Seth Frank, um detetive do Estado da Virgínia. Ele quase "enlouquece" por não ter quase nenhum vestígio do ladrão e assassino, e acaba aceitando a ajuda do Serviço Secreto, que foi seu erro. Também temos Jack Graham, advogado de uma corporação, onde também conhecemos Sandy Lord, um dos sócios da PS&L, onde Jack trabalha. Não vou descrevê-los todos aqui senão a resenha ficará enorme, são muitos personagens principais.
 Por volta do capítulo 18 a história começa a desenrolar, o detetive Seth está mais próximo de resolver o caso, ou pelo menos é o que ele acha. E os personagens, principais ou coadjuvantes, estão cada vez mais minuciosos com o que fazem. Mas também algumas coisas aconteceram que quase me fizeram parar de ler, mas não parei só para saber que fim levou o "crime do século".
 Nas últimas páginas é adrenalina pura, o coração fica na garganta. Você não espera nada que vai acontecer, e se surpreende com tudo. Final eletrizante e difícil de se achar em um livro. Só o que me incomodou um muito foi o epílogo, deixa um gosto de quero mais, e é meio confuso, você não sabe o que realmente aconteceu, em parte. Poder Absoluto é um livro que recomendo para todos que gostam, e para os que ainda não leram um Thriller.

Nenhum comentário:

Postar um comentário