5 de junho de 2013

Livro para uma noite - Os Arquivos do Semideus, de Rick Riordan

 Sinopse: Atenção jovens semideuses: preparem-se para ter acesso a arquivos altamente sigilosos. Copilado pelo escriba sênior do Acampamento Meio-Sangue, o sr. Rick Riordan, o conteúdo supersecreto apresentado em Os arquivos do semideus inclui os relatórios de três das mais perigosas aventuras de Percy Jackson, informações valiosas conseguidas em entrevistas com os mais importantes heróis da saga, um utilíssimo mapa do acampamento e muito, muito mais. Leiam e tornem-se especialistas no universo dos deuses e heróis do Olimpo.

 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: O livro tem 3 contos de Percy, um mapa do acampamento, uma foto do que levar em sua mala feita por Annabeth, entrevistas com alguns campistas/semideuses e jogos de caça-palavras no final. Esse também é considerado por mim como um livro para uma noite, ele é pequeno e sua leitura flui rápido, acabando quando você menos espera. Aqui vou focar nos contos. Começando com:
 Percy Jackson e a quadriga roubada: Este é o menor dos contos, com em torno de 30 páginas, e acho que se passa entre o primeiro e segundo livro. Percy está na escola e vê Clarisse lutando com pássaros parecidos com corvos que soltam "flechas". Percy vai ajudá-la, e descobre que os irmãos imortais dela, Phobos e Deimos (medo e pânico, respectivamente) roubaram a quadriga de Ares, uma espécie de "carro de guerra". Eles vão até um ilha atrás da quadriga e chegando lá eles lutam com os irmãos de Clarisse em um aquário. Só vou colocar isso, senão conto o final. Passando para o outro conto.
 Percy Jackson e o dragão de bronze: Este é o conto mediano, não lembro quantas páginas têm, mas é entre 40 e 50, e esse passa entre o segundo e terceiro livro. Percy está no acampamento e na noite em que se passa o conto haverá uma captura da bandeira "cruel", como pensa Percy, motivo: a chalé de Hefesto conseguira uma vitória em cima do chalé de Ares. Na equipe azul estavam os chalés de Hefesto, Apolo, Hermes e Poseidon (só o Percy); já na equipe vermelha, Atena e Ares (ambos deuses da guerra), Afrodite, Dionísio e Deméter. Durante a captura da bandeira, Percy e Charlie Beckendorf acabam encontrando Myrmekos, eles são parecidos com formigas só que na versão gigantes, carregando uma cabeça de dragão de ouro e bronze, e Charlie vê como um sinal de Hefesto e ataca os Myrmekos, mas ele acaba sendo arrastado para a Colina das Formigas (se eu estiver errado me corrigem, é porque o livro não é meu e já devolvi), aí Percy, Annabeth e Silena (do chalé de Afrodite) encontram o corpo do dragão e o ligam. O dragão distrai os Myrmekos e os três entram na colina, resgatam Charlie e quando estão saindo, o dragão ataca os quatro, mas Charlie consegue desligá-lo depois um pequeno tempo. Passando para o último.
 Percy Jackson e a espada de Hades: Esse é o terceiro e último conto do livro, também é o maior, com 60 páginas (acho), e esse passa entre o quarto e quinto livro da coleção. Percy está fazendo uma prova de inglês quando a sra. O'Leary aparece no auditório. Percy termina a prova e vai atrás dela. Então um cervo dourado (o animal sagrado de Ártemis) aparece e Thalia vem logo atrás. E de repente Nico aparece e o cervo some. Os filhos dos Três Grandes estão reunidos em um mesmo local e Percy fica com dúvida se foi Cronos quem armou isso. O chão então se abre e eles se viram no jardim de Perséfone (a deusa da Primavera). E quem aparece: Perséfone, pedindo ajuda para recuperar a espada de Hades, espada essa que foi forjada contra as leis dos deuses. Perséfone dá um craveiro mágico para Percy que indica se o ladrão sair do Mundo Inferior. Os três encontram Sísifo, o maior especialista em enganar a morte. Eles conversam e Sísifo fala que outro semideus conversou com ele pedido ajuda de como sair do Mundo Inferior. E ele os manda para Melinoe. Mas antes de chegarem, eles são surpreendidos por um bando de daímones que os atacam mesmo que Nico ordena que elas não atacassem. Elas atacam e ferem Percy gravemente no ombro. Eles têm que atravessar o Rio Lete, O Rio do Esquecimento, Percy faz um arco e Nico e Thalia passam por ele, já Percy não consegue, mas como ele é filho de Poseidon, ele não se molhou, mas quando saiu do rio, desmaiou. Enfim encontram Melinoe, a deusa dos fantasmas, e ela faz com que Nico e Thalia vejam suas respectivas mães, fazendo com que eles fiquem indefesos. A última folha do craveiro cai, indicando que a espada saiu do Mundo Inferior. Mas eis que surge Ethan Nakamura com um homem alto ao seu lado, o titã Iápeto. Eles lutam com o titã e Percy acaba caindo no rio Lete com o titã, que consequentemente perde a memória. Depois eles vão até Hades com a espada e descobrem que foi Perséfone quem mandou forjar a mesma em nome de Hades. Por fim, Percy e Thalia voltam para o "Mundo Superior", e Nico fica com seu pai.
 Ficou maior do que eu pensei, e possui mais Spoilers também, mas se você chegou até aqui, praticamente leu o livro todo, só faltam as entrevistas, rs. Até o próximo.

Um comentário:

  1. "Leitura de uma noite". Eu li em umas duas horas! XD

    É muito legal mesmo. O meu conto preferido é A espada de Hades, mas também gosti bastante dos perfis dos personagens segundo o próprio Percy. Chorei de rir como o da Clarisse (sex: girlish HAHAHA - li em inglês) e da Anabeth (beautiful, I think - HAHAHAHA).

    Beijo!

    ResponderExcluir