1 de março de 2013

A Maldição do Titã, de Rick Riordan

 Sinopse: Um chamado do amigo Grover deixa Percy a postos para mais uma missão: dois novos meios-sangues foram encontrados, e a sua ascendência ainda é desconhecida. Como sempre, Percy sabe que precisará contar com o poder de seus aliados heróis, com sua leal espada Contracorrente... e com uma caroninha da mãe. O que eles ainda não sabem é que os jovens descobertos não são os únicos em perigo: Cronos, o Senhor dos Titãs, arquitetou um de seus planos mais traiçoeiros, e nossos heróis serão presas fáceis. Um monstro ancestral foi despertado - um ser com poder suficiente para destruir o Olimpo -, e Ártemis, a única deusa capaz de encontrá-lo, desapareceu. Percy e seus amigos têm apenas uma semana para resgatar a deusa sequestrada e solucionar o mistério que ronda o monstro que ela caçava. Divertidíssima e repleta de ação, essa terceira aventura da série coloca nosso herói e seus aliados frente a frente com o maior desafio de suas vidas: a terrível profecia da maldição do titã.


 A opinião que se segue abaixo pode ter alguns Spoilers dos livros anteriores e desse. Mas evitei colocar informações de grande importância. Você foi avisado.

 Opinião: Cada vez que leio Percy gosto mais ainda. Como tinha dito, gostei mais de Mar de Monstros do que do Ladrão de Raios, e consequentemente, gostei mais desse do que do anterior. Acho que porque Percy está crescendo e os livros ficam menos "infantis" (não achei palavra melhor quando estava postando).
 O livro começa com Percy, Annabeth e Grover indo (de carona com a mãe de Percy) até dois meios-sangues (irmãos) que ainda não sabem de suas origens. E como na vida de Percy nada é fácil, ele tem que lutar com uma mantícura (não me lembro, porque estou postando sem o livro aqui comigo, já devolvi ao Matheus e esqueci de pegá-lo de novo). Com o desenrolar da luta aparece Ártemis e as Caçadoras, sua fieis seguidoras, que acabam ajudando o grupo. No final, Annabeth acaba desaparecendo e Ártemis vai atrás delas, deixando as Caçadoras no Acampamento Meio-Sangue.
 No Acampamento, o Oráculo sai depois de muito tempo, ou pela primeira vez, do sótão da casa grande e fazendo sua profecia ao ar livre. Não vou colocar a profecia aqui senão perde a graça. Cinco devem partir. Acabam sendo escolhidos três Caçadoras, um meio-sangue, Bianca (a meio-sangue que Percy busca) e Grover. Mas Percy acaba indo disfarçado com o boné da Annabeth (ela o deixou cair quando desapareceu).
 Acho que se eu falar mais perde a graça de quem ainda não leu. Só vou falar quem aparece ao longo do livro: Afrodite (uma parte que gostei muito), Ares (junto com Afrodite), Apolo (irmão de Ártemis), Atlas (o titã que carrega o céu pela eternidade)... não consigo lembrar mais, rs.
 Outra coisa, o Matheus disse que o final era incrível, e que ele não esperava. Ele estava está certo, o final é magnífico, surpreendente. Você não espera o que acontece, eu tentei pensar quando o Matheus me falou e de todas as hipóteses que tive estavam erradas.
 E você, que leu esse livro, o que pensou que aconteceria no final? Foi o esperado ou você também se surpreendeu? Comentem...

Um comentário:

  1. Oi Vitor!

    Esse é o meu preferido da série, junto com O Último Olimpiano. A série vai ficando mesmo cada vez mais densa, e Percy, e todos os outros personagens, crescem. A outra série, que vem depois, Os heróis do Olimpo, é ainda mais legal, se isso for possível ;)

    Não sei se chegou, mas tem selinho pra você no blog. Passa lá pra pegar. Deixei um recado pra você outro dia avisando, mas acho que não chegou.

    Beijos!

    ResponderExcluir